A importância do peixeiro em uma peixaria

Há algum tempo, o SEBRAE montou uma manual sobre como abrir uma peixaria como negócio. É um artigo muito bom e recomendo que os leitores leiam.

Neste artigo, nós vamos passar mais algumas dicas que acreditamos que faltou no artigo do SEBRAE, sobre alguns pontos que achamos importantes.

A quantidade do pessoal

A parte de pessoal está meio confusa no manual do SEBRAE. Para resumir, eles indicam o seguinte pessoal:

  • 2 pessoas na produção (peixeiro e caixa)
  • 1 administrativo ou auxiliar de limpeza

A importância do peixeiro

O manual também dá muita ênfase em como deve ser dada a atenção em relação à higiene, limpeza e asseio do ambiente e dos funcionários.

Sim, essas são questões importantes, e fundamentais para quando for montar uma peixaria, no entanto, nós entendemos que não houve atenção especial ao fator principal da criação de uma peixaria, que é a qualidade do peixeiro.

O funcionário que irá trabalhar com o peixe precisa conhecer muito bem o animal que vende. Esse é um ponto fundamental.

O funcionário pode ser somente uma pessoa que pega o peixe escolhido, pesa e entrega para o cliente? Pode. Muitas vezes nós mesmos já fomos atendidos por pessoas assim, e qual foi a nossa experiência? Acredito que não muito boa, não é mesmo?

Agora, um funcionário que conhece o peixe, sabe sugerir modos de preparo, substituições caso não tenha o pedido pelo cliente, sabe destrinchar, descamar, desossar, porcionar, realmente atender o cliente? Essa pessoa faz o diferencial da peixaria.

Como encontrar o funcionário ideal

Este funcionário não é fácil de encontrar. Mesmo os vendedores de uma feira do peixe em sua cidade podem não ter todas as qualidades necessárias para um bom atendimento, o conhecimento de todos os produtos vendidos na peixaria, o preparo dos vários tipos de peixe…

Certamente, o mais fácil é treinar o funcionário que vai mexer com o peixe. E este não deve ser um grande problema por alguns motivos:

Todo funcionário gosta de treinamento. O funcionário sempre se sente valorizado quando recebe treinamento. Além de aprender uma coisa nova, ele se sente bem porque tem o prospecto de trabalhar com coisas diferentes do que ele já faz e também tem a expectativa de ter mais importância dentro da empresa e ganhar mais.

Além disso, não é difícil encontrar bons treinamentos relacionados a este profissional. O próprio SEBRAE já oferece cursos nas áreas de vendas e atendimento, que são ótimos para ajustar o nível de atendimento do funcionário.

Em diversas cidades, o SENAI oferece cursos na área de tratamento dos diversos tipos de peixes e frutos do mar, que são muito úteis para o peixeiro.

Em algumas cidades, o SENAC oferece cursos de culinária focados em peixes que podem servir para dar aquela diferenciada no seu serviço.

Conclusão

Este foi apenas um artigo tentando demonstrar a importância de um peixeiro dentro de uma peixaria e como você, dono de uma peixaria, pode formar um ótimo profissional para que você possa se destacar no seu comércio.