Como planejar uma viagem para pesca esportiva

Então você decidiu sair para uma viagem para pescar? Vem aquela sensação misturada de alegria, ansiedade e satisfação. Em breve você poderá estar frente a frente com animais formidáveis e enfrentar boas batalhas.

Mas, dependendo do tamanho dessa viagem, é natural se sentir confuso. O que levar? Quanto custará? Como planejar uma viagem para pesca esportiva? É o que trataremos nesse artigo.

Objetivo

A primeira coisa a se pensar é qual é o objetivo dessa viagem. Em geral, nós começamos por um local que gostaríamos de conhecer (ou já conhecemos muito bem) e simplesmente vamos.

Em outras ocasiões, nós queremos pescar um peixe específico, por exemplo, uma matrinxã, um dourado, ou agulhão bandeira. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é identificar onde encontrar esse animal. Nos temos alguns artigos que mostram onde encontrar alguns dos principais peixes esportivos do Brasil, como: peixe de água doce e peixes de água salgada.

Com o local definido, passamos ao planejamento do local.

Local

O local da pesca vai fazer muita diferença em vários aspectos da viagem. Primeiramente porque a distância desse local vai impactar no tempo necessário para a viagem e provavelmente também no custo da viagem.

Também é preciso planejar todo o translado, desde a saída da sua casa até o local. Como vocês irão viajar? Se for necessário pegar avião ou ônibus, é preciso comprar passagens com antecedência.

Onde serão os pontos de encontro? Vocês precisarão alugar carros, ou já vão de carros desde a sua casa? Para ter acesso a esse local, é necessário carro tracionado?

Chegando no local, é necessário avaliar a necessidade de barcos, e só aí já é uma imensidão de variáveis. Diferentes corpos d’água requerem diferentes embarcações. Lagos tem requisitos diferentes de rios que tem requisitos diferentes e alto mar. Cada embarcação precisa de seu próprio conjunto de equipamentos e obviamente não se pode esquecer dos equipamentos de segurança como coletes salva-vidas e botes de emergência.

É preciso descobrir também se é necessário algum tipo de autorização, seja particular ou do controle ambiental, para realizar a pesca neste local. Também será necessário avaliar a necessidade de um guia.

Algumas perguntas a serem respondidas durante o planejamento:

  • Qual a distância até lá?
  • Como chegarei até lá? Avião? Carro? Barco?
  • Quanto tempo será o translado?
  • O carro precisa ser tracionado? Será alugado, próprio, emprestado?
  • Quais os requisitos para o barco? Tamanho, motorização, capacidade, equipamentos de segurança, piloto/comandante?
  • Quais são as autorizações necessárias?
  • Será necessário um guia?
  • Quanto custará o pesqueiro?

Tempo

Diferentes objetivos têm diferentes custos de tempo. É preciso planejar a viagem com base no destino para saber quanto tempo dedicar a esta aventura.

Pouco se pensa, mas a localização do destino pode ser um fator principal para o tempo. Se o local for muito distante, é preciso dedicar mais tempo para o translado. Também será necessário avaliar o tempo gasto com cada etapa do translado. Aviões só saem com hora marcada. Estrada de terra demora mais para trafegar que asfalto. Trechos de barco costumam demorar mais.

Também é necessário pensar no objetivo em relação ao tipo de pesca. Como você bem deve saber, os peixes não pulam diretamente para o seu barco. Nem tampouco pegam sua isca só porque ela está lá. Então é preciso deixar um tempo suficiente para que a pesca seja produtiva. Claro, sair para pescar pela manhã e voltar à tarde pode ser relaxante, mas se você quer ter mais segurança no resultado da pesca, é interessante reservar alguns dias para a prática.

Neste caso, é importante pensar em como arranjar tempo para a prática. Dependendo dos fatores, a pescaria pode levar de um final de semana até algumas semanas. Sendo assim, você poderá se ausentar do trabalho por tantos dias? Seu companheiro/companheira, se não participar da aventura com você, está convencido de ficar? Quanto ao trabalho, muitas pessoas pedem férias do trabalho para pescar, principalmente em grandes eventos de pesca, que duram vários dias.

Fatores que influenciam o tempo para a viagem:

  • Distância do local
  • Meios de transporte para o traslado
  • Tipo de pesca
  • Tempo extra para garantir o resultado
  • Tempo possível de licença de trabalho

Custo

Mais uma vez, o destino pode afetar drasticamente o custo da sua viagem. Pescarias de 1 dia, perto da cidade, costumam ser bem baratas e praticamente não se precisa pensar no custo.

Mas viagens para pesca esportiva costumam ter um custo elevado e é importante fazer um planejamento prévio para ver a necessidade de provisionar uma quantia para a viagem.

O trajeto até o destino já impacta severamente o custo. Se você está viajando de avião ou ônibus, é preciso avaliar o preço das passagens. Se for um carro alugado, é necessário provisionar o preço do aluguel. Com carro alugado ou próprio, é necessário arcar com o custo do combustível.

Se forem usar barco, diversos custos estão envolvidos: aluguel da embarcação, diária do piloto e tripulação, bem como o combustível.

Para o local, será necessário ver a necessidade da diária do pesqueiro, entradas, licenças e autorizações, diária de guia.

Se não forem dormir em local próprio ou tendas, então é importante checar os preços de hotéis ou pousadas na região.

Isso sem contar dos próprios consumíveis da tralha: linhas, iscas, anzóis, etc.

E por último, mas não menos importante, o custo de comida para todos esses dias: café da manhã, almoço e janta, seja em restaurantes, hotel ou no barco. Não esquecer também de contabilizar as refeições durante o translado.

Se a duração da viagem é mais longa, é importante fazer uma planilha com todos esses custos. Pode ser que você se assuste com o valor final! Depois é só correr atrás do dinheiro. Uma dica: se você estiver tirando férias, talvez seja possível adiantar metade do décimo terceiro salário ou vender parte de suas férias. Existem alguns sites que fazem esse cálculo de férias e você pode ver certinho a quantia. Outra forma de fazer é dividir o custo da viagem entre os participantes.

Fatores que influenciam o custo

  • Tempo de viagem
  • Passagem de avião e ônibus
  • Guias turísticos
  • Licenças
  • Reserva de hotéis e pousadas
  • Diárias de pesqueiro
  • Aluguel de carro e barco
  • Diária de piloto
  • Combustível de carro e barco
  • Comida (tanto para levar quanto restaurantes)
  • Tralha (iscas, anzóis, linha, chumbada, etc)

Equipamento

Por fim, é necessário pensar em todo o equipamento necessário. Vamos dividir aqui em 3 categorias:

Tralha

O equipamento de pesca está completamente relacionado ao tipo de peixe e local da pesca. Estamos falando de varas, molinetes e carretilhas, caixa de pesca, linhas, anzóis, chumbadas, iscas (naturais ou artificiais), facas e demais equipamentos necessários para o tipo específico de animal que pescará.

Itens pessoais

A começar pelas roupas, é importante estar vestido corretamente para a pesca. Um item que não pode faltar é o chapéu já que ele evita insolação. Use roupas leves, mas não necessariamente fique descoberto: o sol pode queimar a pele e as vezes é preferível usar blusas com manga longa e calças de tecido apropriado para evitar o sobreaquecimento da pele.

Se você vai passar vários dias pescando, lembre de preparar uma mala e colocar roupas para os dias. Se for lavar roupa, lembre de sabão.

Também é importante levar repelente, caso vá pescar na beira de rio e filtro solar, para todos os casos. E equipamentos de higiene pessoal: toalha, escova de dente, pasta de dente, papel higiênico.

Comida

Lembre-se de preparar comida para o tempo que ficar nos dias pescando bem como caixas térmicas para acondicioná-las.

Itens opcionais

Alguns itens são necessários para o conforto ou dependendo de como será a pescaria.

É confortável levar cadeiras se o local não dispuser, como por exemplo for pescar em beira de rio.

Se for dormir no local e não tiver abrigo, leve tendas ou barracas, bem como colchonetes ou sacos de dormir.

Mesmo se for dormir em camas na casa no pesqueiro, é provável que você precisará levar lençóis, colchas e travesseio.

Resumo de equipamento

  • Comida
  • Repelente
  • Filtro solar
  • Roupas
  • Tendas
  • Equipamento para dormir (cama, lençóis)
  • Facas
  • Equipamento de cozinha (panelas, isqueiro, fluido para fogo)