5 erros de pescaria que todos cometem

Não dá pra ser perfeito na pescaria sempre, não é mesmo?

Ainda assim, existem alguns erros que são tão comuns que provavelmente você já fez.

Veja agora os 5 erros de pescaria mais comuns.

Erro 1: Não se preparar com antecedência

Quantos de nós não chegamos na pescaria e descobrimos que esquecemos alguma coisa muito importante?

Todos ouvimos histórias assim: é uma isca que não foi levada, a linha que não era adequada, o protetor solar esquecido em casa. Já ouvi história até de gente que só quando chegou na pescaria, lembrou que não tinha trazido as varas!

Para isso não acontecer, faça o seguinte:

  • Estude o peixe que irá pescar
  • Faça um checklist das coisas que precisará levar
  • Prepare o equipamento com um dia de antecedência

Erro 2: Não conhecer as marés

Essa é para os pescadores de mar: já foi pescar e de repente se viu obrigado a mudar de lugar porque a maré começou a encher? Ou pior, ficou impossibilitado de sair porque a maré obstruiu o caminho?

Isso é por causa da falta de atenção com a maré. Se a maré está enchendo, porque você vai se posicionar em pedra molhada? Se a pedra está molhada foi por onde a água passou e logo você poderá estar em uma situação de perigo.

Conhecer a maré é uma obrigatoriedade para o pescador de mar.

Erro 3: Peso da linha incorreto

É preciso tomar cuidado com o peso correto da linha. Usar uma linha fina demais, que permitiria maior arremesso, pode acabar arrebentando e o peixe levar embora. Portanto, sempre veja qual a linha correta de acordo com o peixe.

Mas tome cuidado para não usar uma linha mais pesada que a vara! Em um estouro, a linha pode aguentar, mas transmitir a força para a vara, efetivamente quebrando-a! Então nada de utilizar uma linha muito acima da vara!

Erro 4: Deixar o peixe morrer na água

Isso é um erro muito comum de pescadores iniciantes: ele pesca e coloca o peixe em um balde d’água. O peixe permanece ali até morrer por falta de oxigênio.

Além de não ser ético, o peixe nessas condições pode obter alguma bactéria e tornar a carne imprópria para o consumo. Além disso, alguns peixes precisam de sangramento para a correta obtenção da carne.

Para os peixes que não precisam de sangramento, um golpe na cabeça com uma faca ou um objeto contundente é a forma mais rápida e ética para matar o peixe.

Erro 5: Levar o material sujo depois da pesca

Esse é um erro que tanto iniciantes quanto experientes costumam fazer: depois da pescaria, simplesmente empacotam tudo e vão embora.

É imprescindível lavar o material depois da pesca. A sujeira impregnada na vara, linha, anzóis, facas, etc vai secar e ir pouco a pouco deteriorando sua tralha até o ponto de deixá-la inutilizada.

Portanto, lave seu material antes de ir embora. Falta de água não é desculpa!